Oi, gente. Tudo bem com vocês?

Algum tempo atrás a escritora Rafaela Papini fez uma postagem lá no facebook perguntando quem tinha interesse em participar das Primeiras Impressões do seu novo livro: Spettacolo. Li a sinopse e quis, imediatamente, ler todo o livro. Como ainda não estava disponível lá pela Amazon que é por onde eu ando lendo (agora tá e eu já vou ler ) resolvi aceitar o desafio e hoje eu vi aqui contar o que achei dos 10 primeiros capítulos da degustação.

De um lado temos a história de Hiram, um misterioso e sedutor artista de circo que se apresenta fazendo shows com fogo. De outro, a história de Maria Luisa, uma moça insegura, levando uma vida monótona em uma cidade pequena do interior.
Ele possui segredos de um passado doloroso que desvenda com a ajuda de uma fotografia rasgada e o diário de sua mãe, morta no incêndio ocorrido durante o show de mágica quando ainda era criança. Ela sofre com uma mãe distante e um namorado indiferente, entediada com sua vida dolorosamente comum.
Eles levam vidas completamente diferentes, mas, de alguma forma, o destino os cruza durante um espetáculo em que Hiram é hipnotizado por um par de olhos azuis que o fitava, admirado, na plateia.
Em meio a encontros e desencontros, seus estilos de vida serão postos à prova, fazendo-os encarar seus piores pesadelos e repensar tudo aquilo em que acreditavam na tentativa de viver esse grande amor.

Bom, vocês devem estar estranhando o fato de a degustação conter dez capítulos, não é? O que gostaria de contar primeiro é realmente isso, os capítulos são bem curtinhos e super tranquilos de ler, sem contar que com o desenvolvimento da história a gente passa as páginas sem nem notar.

O livro conta a história de Malu e Hiram, duas pessoas com realidades totalmente distintas e que compartilham, aparentemente, apenas a falta de algo que nem mesmo sabem como nomear. Enquanto Malu leva uma vida comum e trabalha para pagar a faculdade, Hiram tem uma rotina nada normal enquanto viaja junto com o circo que dá nome à obra. Ambos parecem buscar, por conta de seus problemas familiares, consolo em pessoas que inicialmente pareciam certas mas que aos poucos se mostram não serem suficientes. Tenho que dizer que essa é uma das primeiras histórias em que me identifico muito com características de ambos os protagonistas, Hiram é super na dele e tem uma saudade super real da mãe, e Malu é mega dedicada aos estudos e descreve a falta que sente de algo de uma maneira tão profunda que não pude deixar de marcar o Quote:

"Precisava de uma coisa nova em sua vida, precisava de algo que a fizesse livrar-se daquela sensação de que estava deixando a vida passar sem vivê-la, de que estava escondendo-se do mundo embaixo de uma armadura de desleixo e mau humor." - Malu


"A outra metade, porém, parecia perdida, em busca de algo que não sabia precisar, sequer sabia existir. Vacilante, essa metade rendeu-se." - Hiram


Malu namora Pedro, um rapaz que inicialmente se mostrava carinhoso, atencioso e ideal mas que nos últimos tempos passou a sumir sem dar notícias e até a dar bolos nela, com a desculpa do trabalho. Kátia, a melhor amiga super descolada de Malu tenta convencê-la a deixar Pedro e em uma dessas tentativas até consegue fazer com que Malu aceite ir com ela ao circo, e é então a magia começa, literalmente.

Enquanto as cenas eram descritas eu podia vislumbrar todas as cores e sentir até mesmo o cheiro da pipoca à medida que a autora narrava a rotina dos espetáculos circenses. Bailarinas, malabaristas, contorcionista, palhaço, trapezistas enfeitam as paisagens e a narrativa e é realmente possível se sentir lá. Tudo isso me deixou ainda mais ansiosa por continuar a leitura e saber ainda mais sobre isso. Aaaah, a degustação termina em uma parte que tenho que confessar, já dá um "ciúminho" mas vou deixar vocês curiosos para correrem para ler esse livro incrível.

A escrita da Rafaela é maravilhosa, com riqueza de vocabulário e imagens e conta também com descrições de cenários e sensações com uma riqueza de detalhes sem igual. Já estou ansiosíssima para continuar o Spettacolo!

Pré-venda


Acompanhe nas redes:

Já conheciam o livro? O que acharam das primeiras impressões de Spettacolo?


Deixe um comentário

Ao final do comentário deixe o seu link, se tiver, teremos o maior prazer em retribuir a visita e o carinho ❤
Se você nao tem uma conta no Google, pode comentar usando "Nome/URL".
P.S. Comentários genéricos não serão retribuídos.